Um dos turistas que passaram pela ilha White Island esta segunda-feira, antes da erupção, captou imagens da cratera do vulcão, que é dos mais ativos do país. Não entrava em erupção, porém, desde 2001.
As imagens mostram fumo a sair da cratera, um nível de atividade que não é fora do comum naquele vulcão. A erupção, que aconteceu cerca de meia hora depois, terá sido "quase instantânea", segundo indicaram alguns especialistas à imprensa.
"Isto é tão difícil de acreditar. Toda a nossa excursão estava, literalmente, a caminhar na berma da cratera nem há meia hora", indicou o turista que publicou o vídeo. O homem indicou, através do Twitter, que saiu da ilha mesmo antes da erupção.
O número de vítimas mortais da erupção de um vulcão na Nova Zelândia foi entretanto revisto em alta para cinco, disse o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia John Tims em conferência de imprensa.
O responsável sublinhou, porém, que o número é ainda temporário, uma vez que existem "várias" pessoas desaparecidas - não é conhecido o número de pessoas ainda na ilha.