O jornal espanhol El Mundo revela, esta quarta-feira, o conteúdo de um documento enviado pelo governo regional da Catalunha aos Serviços de Emergências Médicas, onde constam recomendações para a "limitação do esforço terapêutico para pacientes com suspeitas de Covid-19 e insuficiência respiratória aguda".
O documento em causa apela aos profissionais de saúde que tentem explicar às família por que rejeitam transportar este tipo de pacientes para o hospital, mas sem "fazer referência ao facto de não haver camas para todos como motivo para negar tratamentos intensivos".
No mesmo documento, a Generalitat desaconselha o uso de ventilação médica invasiva em idosos com mais de 80 anos e pede que os responsáveis sugiram aos infetados com o novo coronavírus que "a morte em casa, nestes momentos, é a melhor opção".
A nota citada pela publicação insiste, ainda, que, por agora, "o objetivo passa por salvar o número máximo de vida nos pacientes com possibilidades máximas de sobrevivência".
"Há que evitar internamentos em pacientes com escassos benefícios, seja devido a patologias respiratórias derivadas da Covid-19 ou por outras que os condicionem em estado crítico", pode ler-se num documento que sublinha que "a idade é um critério importante", mas "não deve ser o único".