Os Estados Unidos são, neste momento, o país mais afetado pela pandemia de Covid-19, com mais de 500 mil casos confirmados de infeção e cerca de 21 mil vítimas mortais. E, como se o cenário não fosse mau o suficiente, uma série de tornados irá afetar grande parte do território entre domingo e segunda-feira.
Segundo adianta a estação televisiva USA Today, os primeiros fenómenos meteorológicos fizeram-se notar no nordeste do Louisiana, deixando um rasto de destruição em cidades como Monroe e causando falhas no abastecimento de energia.
Este tipo de fenómeno irá, ao que tudo indica, afetar, ao longo das próximas horas, as regiões de Birmingham, Alabama, e Jackson, no estado do Mississippi, colocando em risco a vida de cerca de 4.5 milhões de pessoas.
Em Jackson, por exemplo, o National Weather Service já avisou que os cidadãos poderão presenciar "tornados implacáveis" com ventos na ordem dos 112 km/h, assim como "granizo do tamanho de bolas de ténis".
As tempestades deverão rumar, de forma progressiva, para Este do país já nas primeiras horas de segunda-feira, adivinhando-se mais estragos em território norte-americano.