Pasi Penttinen, um dos principais especialistas do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, disse, esta terça-feira, não acreditar que uma vacina contra a Covid-19 esteja disponível para o público antes do final do próximo ano.
Em entrevista concedida à estação televisiva britânica Sky News, o epidemiologista aponta 2021 como "o mais otimista dos cenários" para a conclusão dos estudos tendo em vista o desenvolvimento de uma 'arma' contra o novo coronavírus.
"O desenvolvimento de vacinas é um processo altamente complicado e caro. É preciso realizar ensaios clínicos em humanos, nas fases 1, 2 e 3, para assegurar que a vacina é eficiente e segura", começou por explicar o especialista.
"Além disso, neste tipo de situações, é necessário assegurar que existe capacidade de produção suficiente para todo o mundo. Concluir isso num período de ano e meio ou dois anos seria nada menos do que um milagre", completou.
Pasi Penttinen, the Principal Expert at the European Centre for Disease Prevention and Control, says a #coronavirus vaccine being developed by the end of 2021 is the "most optimistic of scenarios" and would be "nothing short of a miracle"watch live: https://t.co/ueNfIvyflG pic.twitter.com/whw0ryuxbA
— SkyNews (@SkyNews) April 28, 2020