Mais de 170 mil famílias timorenses já receberam subsídio do Governo
Mais de 170 mil famílias em Timor-Leste, de um universo de cerca de 298 mil, já receberam um subsídio de 200 dólares do Governo no âmbito de medidas de resposta socioeconómica aos efeitos da pandemia.
© Lusa
Mundo Covid-19
Responsáveis do Ministério da Solidariedade Social e Inclusão (MSSI) explicaram aos jornalistas que o total inclui famílias em todos os 12 municípios, estando ainda a ser finalizado o processo para pagamento aos residentes no enclave de Oecusse-Ambeno.
Em causa está a mais complexa das medidas anunciadas pelo Governo que prevê um apoio mensal de 100 dólares (cerca de 92 euros) até um máximo de três meses, com o primeiro pagamento, devido ao atraso na implementação, a abranger dois meses.
Na primeira semana de implementação da medida, o Governo entregou às famílias mais de 34 milhões de dólares (30,27 milhões de euros), com o processo a continuar em vários pontos do país.
O complexo processo de pagamento tem sido marcado por alguns problemas, com milhares de reclamações de famílias que dizem não ter sido incluídas nas listas.
A Comissão Anticorrupção (CAC) informou por seu lado terem sido detetadas algumas irregularidades nos pagamentos, com críticas igualmente ao facto de não estarem a ser respeitadas e cumpridas as medidas de higiene e distanciamento social devido à covid-19.
Timor-Leste não tem atualmente casos ativos de covid-19.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com