O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta quarta-feira, duas mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o balanço de óbitos para 28.327. A tutela explica que o número de óbitos acumulado nos últimos sete dias, segundo o reportado pelas comunidades, é de 10.
O número de novos casos de infeção volta a subir, sendo hoje reportados mais 196 casos (na terça-feira foram 108). O número total de casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR é agora de 247.086 desde o início da pandemia em Espanha.
A região que registou mais casos de infeção desde ontem foi Madrid, com 50 novos casos, seguida por Aragão, com 49. Nesta comunidade, sublinhe-se, pelo menos quatro concelhos retornaram à "fase 2" do desconfinamento, um retrocesso devido aos surtos que surgiram.
Os dados diários indicam ainda que deram entrada nos hospitais, na última semana, mais 150 doentes de Covid-19, tendo já sido hospitalizadas, no total, 124.964 pessoas.
Actualización de datos de #COVID19 en Españahttps://t.co/DFtqxsNsGCMateriales de información sobre el #coronavirus https://t.co/FRIYlalsMU#NoLoTiresPorLaBorda pic.twitter.com/XmIDwINZh7
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) June 24, 2020
Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus em Espanha tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).
A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.