Espanha com 4.581 novos casos desde sexta-feira. Reportados 201 surtos

Autoridades de Saúde espanholas reportam mais uma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, sendo que o número de óbitos nos últimos sete dias é de 9.

Notícia

© Paco Freire/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Anabela Sousa Dantas
20/07/2020 17:42 ‧ 20/07/2020 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Covid-19

O Ministério da Saúde espanhol reporta, esta segunda-feira, mais uma morte associada à Covid-19 nas últimas 24 horas, fixando-se o balanço de óbitos nos 28.422. A tutela explica que o número de óbitos acumulados nos últimos sete dias, segundo o reportado pelas comunidades, é de 9.

María José Sierra, do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências Sanitárias, disse ainda que o número total de casos de infeção notificados pelas comunidades autónomas é de 264.836, um aumento de 4.581 em relação a sexta-feira (no fim de semana não são atualizados os dados).

Nas últimas 24 horas, porém, registaram-se 685 novos casos de pessoas com diagnóstico positivo confirmado pelo teste PCR, o número mais elevado desde o fim do estado de emergência, há um mês.

María José Sierra indicou que estão ativos no país, nesta altura, 201 surtos, sendo que a maioria estão controlados. Este fim de semana, porém, foram identificados mais 15. "Sublinho que os surtos que nos notificam têm mais de 3 casos e não nos notificam aqueles que só afetam um domicílio", disse, em conferência de imprensa.

Espanha é um dos países europeus que assistiu, nas últimas semanas, ao endurecimento das medidas de confinamento em algumas regiões por causa do aparecimento de novos surtos. Os governos regionais espanhóis, que têm autonomia sanitária, tornaram obrigatória a utilização de máscaras em todos os espaços públicos, interiores ou exteriores (com exceção das regiões de Madrid e das Ilhas Canárias).

Recorde-se que o número total de mortes e de casos de infeção devido ao novo coronavírus em Espanha tem sofrido ajustes diários, fazendo com que os registos das últimas 24 horas nem sempre batam certo com os números totais. Segundo o Ministério da Saúde, a correção tem a ver com uma alteração da validação feita pelas comunidades autónomas espanholas (para corrigir séries e eliminar duplicações).

A maior revisão aconteceu a 25 de maio, quando foram retiradas quase 2 mil mortes ao valor acumulado.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas