De acordo com os dados divulgados, esta segunda-feira, pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha registou 711 casos de contágio nas últimas 24 horas (um número inferior ao reportado no domingo).
Com esta atualização, o total acumulado de casos confirmados no país sobe para 235.575.
A experiência destes últimos meses de pandemia mostra uma tendência decrescente nos números relativos ao fim de semana, devido ao facto de nem todas as autoridades sanitárias do país reportarem os dados, reporta o jornal alemão Bild.
Esta descida nos números diários (registada ontem e hoje) surge após cifras quase sempre acima dos mil e até dois mil (como aconteceu no dia 22 de agosto).
No que diz respeito ao número de mortes, ocorreram três nas últimas 24 horas. O total acumulado de vítimas mortais no país sobe assim para 9.272.
A rede pública de caminhos-de-ferro, vai reforçar a fiscalização. "Usar máscara não é uma recomendação, mas sim uma obrigação", sublinhou hoje ao diário alemão Hans-Hilmar Rischke, chefe de segurança da DB, acrescentando ser inaceitável que "os viajantes não cumpram as regras".
Também no estado da Renânia do Norte-Vestefália, o mais afetado pela Covid-19, com um total de 56.916 casos desde o início da pandemia, centenas de polícias e funcionários vão fiscalizar o uso de máscaras dentro dos transportes públicos.
As operações de controlo começam hoje e preveem multas de 150 euros por incumprimento.
A obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção varia nas 16 regiões alemãs, com a maioria a impor o seu uso nos transportes públicos. O valor das multas também é diferente e da responsabilidade de cada estado federado.
Hoje, e de acordo com informações publicadas pela Agência de Notícias da Alemanha (DPA), os 16 ministros da Saúde vão reunir-se em videoconferência para discutir possíveis medidas de resposta ao aumento dos casos de covid-19 na Alemanha.
[Atualizada às 11h30]