De acordo com os dados da agência de saúde pública 'Public Health England', desta segunda-feira, o Reino Unido registou 12.594 novos casos e mais 19 mortes.
Esta atualização surge após uma falha técnica, que levou a que cerca de 16.000 casos de coronavírus no Reino Unido não fossem notificados a tempo, atrasando os esforços do governo britânico para rastrear os contactos dos que testaram positivos.
No total, desde o início da pandemia, o país britânico contabiliza 515,571 casos confirmados, sendo que 42.369 pessoas morreram.
Os dados da autoridade de saúde britânica indicam ainda que 2.428 pessoas estão hospitalizadas, das quais 368 se encontram em unidades de cuidados intensivos.
"Problema técnico" resolvido
A agência de saúde pública Public Health England (PHE) assegurou hoje que o "problema técnico" foi resolvido e que todos os positivos já foram informados da situação, embora esse não seja o caso de outras pessoas que estiveram em contacto com os infetados.
De acordo com a consultora médica do sistema de teste e rastreamento, Susan Hopkins, 75% (11,968) dos casos em questão dizem respeito a três dias, entre quarta-feira e quinta-feira.
"Todos os casos pendentes foram imediatamente transferidos para o sistema de rastreamento de contactos até às 01h00 da manhã do dia 03 de outubro [sábado] e uma avaliação completa dos riscos à saúde pública foi realizada para garantir que os casos pendentes fossem priorizados para rastreamento de contactos de forma eficaz", acrescentou.
O ministro da Saúde, Matt Hancock, disse hoje no parlamento que foram feitas 6.500 horas de trabalho extraordinário durante o fim de semana e que 51% dos casos "perdidos" foram contactados e que os restantes sê-lo-ão "o mais brevemente possível".
Porém, vincou, que a avaliação da doença e do seu impacto não mudou substancialmente devido à alteração dos dados e que não teve impacto nas decisões tomadas a nível local para controlar surtos em certas cidades ou regiões.