Um ataque à faca ocorreu perto da área da basílica de Notre Dame, no centro da cidade francesa de Nice, na manhã desta quinta-feira, dão conta vários meios de comunicação locais.
Segundo as autoridades, há pelo menos três mortes a registar, duas mulheres e um homem, e vários feridos. O corpo de uma das mulheres terá sido encontrado dentro do edifício religioso, enquanto a outra terá tentando refugiar-se dentro de um café próximo pouco antes de morrer.
O Le Figaro dá conta de que o suspeito foi detido pela polícia e transportado para o hospital com um ferimento de bala. Refere ainda, segundo uma fonte oficial ainda não confirmada, que uma das vítimas terá sido decapitada.
O autarca de Nice, Christian Estrosi, avançou no Twitter, que "tudo sugere um ataque terrorista" e que uma pessoa já foi detida.
Je suis sur place avec la @PoliceNat06 et la @pmdenice qui a interpellé l’auteur de l’attaque. Je confirme que tout laisse supposer à un attentat terroriste au sein de la basilique Notre-Dame de #Nice06. pic.twitter.com/VmpDqRwzB1
— Christian Estrosi (@cestrosi) October 29, 2020
O ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, confirmou que há uma operação policial a decorrer e pediu aos habitantes para evitarem a área. Anunciou ainda uma reunião de crise.
IMPORTANT#Nice : une opération de police est en cours. Évitez le secteur et suivez les consignes. Après avoir eu le maire de Nice @cestrosi, je préside une réunion de crise au Ministère de l’Intérieur.
— Gérald DARMANIN (@GDarmanin) October 29, 2020
Entretanto, em Avignon, terá tido lugar um segundo ataque à faca. O suspeito, que terá tentado esfaquear polícias, foi abatido. Não se sabe se os ataques estarão relacionados.