Um homem passou 10 horas preso no seu carro após ter-se despistado e a viatura ter ficado coberta por um monte de neve, adianta a Associated Press. Kevin Kresen, de 58 anos de idade, foi resgatado pela polícia estatal de Nova Iorque quando já se encontrava num estado de saúde bastante debilitado.
Kresen despistou-se e saiu da estrada nas primeiras horas desta quinta-feira na cidade de Owego. Pouco depois, um limpa-neves que estava de passagem cobriu o carro de neve, algo que se foi agravando gradualmente face à tempestade de neve que assolou aquela região norte-americana.
O homem acabou por ficar preso no interior do veículo que ficou debaixo de um monte de neve. Kresen tentou ligar para o 911 (o equivalente ao nosso 112), mas teve problemas com a rede do telemóvel e não conseguiu concretizar a ligação.
Posteriormente, conseguiu entrar em contacto com as autoridades, no entanto, como a chamada teve muitas interferências não ficou totalmente clara qual era a sua localização. As autoridades conseguiram localizar a chamada numa área de quase cinco quilómetros junto ao rio Susquehanna.
O sargento Jason Cawley, da polícia estatal de Nova Iorque, procurou o carro nesse perímetro e suspeitou de um banco de neve em frente a uma casa. Ao enfiar a mão no banco de neve bateu no vidro do carro de Kevin Kresen.
Quando foi encontrado, o homem sofria de hipotermia e tinha queimaduras provocadas pelo frio extremo a que foi exposto. Foi transportado de ambulância para o hospital e vai sobreviver.
“Se ele tivesse ficado dentro do carro mais uma hora a sua temperatura corporal teria descido mais, e acredito que ele não teria sobrevivido”, afirmou Cawley, que frisou que este foi o seu “primeiro resgate Ártico”.