Hugh Montgomery, que trabalha na Unidade dos Cuidados Intensivos de um hospital em Londres, expressou a sua frustração para com as pessoas que não usam máscara e não cumprem o distanciamento social.
O médico vai mais longe e refere que quem não cumpre as regras tem "sangue nas suas mãos".
Admitindo que é "horrendo" ver famílias atingidas pelo novo coronavírus, admitiu estar "zangado" com o facto de muitos continuarem sem adotar as medidas necessárias para conter a propagação do vírus.
Montgomery acredita que "o egoísmo dá às pessoas uma desculpa para continuar" sem seguir as regras. "A quem está a ouvir isto e não usa máscara ou se comporta desta maneira... têm sangue nas mãos, estão a espalhar o vírus", disse, em entrevista à Radio 5Live. "Não vão saber que mataram pessoas, mas mataram", acrescentou.
O médico explicou ainda que os hospitais "estão em grande problemas", com a admissão constante de novos doentes. "Os serviços de emergência viram um 'tsunami' de casos nas últimas duas semanas", disse, alertando para o facto de os profissionais de saúde estarem sobrecarregados.
Relativamente à nova estirpe da Covid-19, identificada no Reino Unido, o médico refere que a transmissibilidade pode ser evitada com regras básicas, como lavar as mãos e manter o distanciamento.
"Estás a deixar-me zangado ouvir as pessoas culparem o vírus (...) Não é o vírus, são as pessoas, não estão a fazer o que deviam", vincou.