O Capitólio dos Estados Unidos foi invadido por apoiantes de Donald Trump na tarde desta quarta-feira, quando decorria o debate no Congresso para certificar a vitória de Joe Biden nas eleições. O debate foi interrompido.
A polícia do Capitólio já pediu mais reforços para tentar demover o ímpeto dos manifestantes, de acordo com a CNN.
A Câmara dos Representantes está a ser evacuada e o vice-presidente Mike Pence já foi retirado do Capitólio. Os líderes da Câmara dos Representantes e do Senado também foram retirados para um local seguro.
Os manifestantes terão tentado forçar a entrada na Câmara dos Representantes e a CNN adianta que a polícia colocou-se à frente das portas que dão acesso à Câmara baixa do Congresso. Os agentes da polícia tiveram de empunhar as suas armas.
Os Congressistas e Senadores receberam indicações para se esconderem debaixo de mesas e cadeiras no interior do Capitólio. Também lhes foi pedido para usarem máscaras de gás após ter sido dispersado gás lacrimogéneo no interior do Capitólio.
Protestors have entered the Capitol. pic.twitter.com/dzaDGn5MoC
— Jazmine Ulloa (@jazmineulloa) January 6, 2021
A CNN refere que uma mulher foi baleada no peito em Capitol Hill e encontra-se em estado crítico. Por agora não são conhecidos mais pormenores sobre este incidente violento.
Face à tensa situação no Capitol Hill, a 'mayor' de Washington DC, Muriel Bowser, declarou o recolhimento obrigatório a partir das 18 horas locais (23 horas em Portugal Continental).
Donald Trump já reagiu ao que se está a passar no Capitólio. "Por favor, apoiem a nossa polícia do Capitólio e as nossas forças da autoridade. Eles estão realmente do lado do nosso País. Mantenham-se pacíficos!", escreveu o presidente no Twitter.
Please support our Capitol Police and Law Enforcement. They are truly on the side of our Country. Stay peaceful!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) January 6, 2021
De recordar que, horas antes desta invasão do Capitólio, Trump discursou perante estes manifestantes e assegurou que "nunca vai reconhecer a derrota".
O congressista republicano eleito pelo Illinois, Adam Kinzinger, afirmou na sua conta do Twitter que a invasão do Capitólio é uma "tentativa de golpe de estado".
This is a coup attempt.
— Adam Kinzinger (@RepKinzinger) January 6, 2021
Leia Também: Se eleição for alterada, "a nossa democracia entra numa espiral de morte"