Alemanha, França e Reino Unido criticam ataque dos Huthis a aeroporto saudita

O ataque ao aeroporto internacional saudita de Abha, no sul do país, reivindicado na quarta-feira pelos rebeldes Huthis do Iémen, foi feito em "violação do Direito Internacional", que protege as zonas civis, consideraram hoje três governos europeus.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/02/2021 20:42 ‧ 11/02/2021 por Lusa

Mundo

Huthis

Em comunicado conjunto, os executivos de Alemanha, França e Reino Unido expressaram a sua "condenação firme" do ataque, sublinhando a repetição de ataques desta natureza, "que visam designadamente zonas civis em violação do Direito Internacional, ilustram a gravidade da ameaça que representa a proliferação de drones para a estabilidade da região".

Os rebeldes iemenitas afirmaram que visaram objetivos militares, enquanto Riade evocou um "crime de guerra" que colocou civis em perigo.

A coligação dirigida pela Arábia Saudita apoia militarmente o governo iemenita no seu confronto com os rebeldes, desde 2015.

A guerra no Iémen já causou dezenas de milhares de mortos e milhões de deslocados, segundo organizações internacionais, e provocou aquela que para a ONU é a pior crise humanitária existente no mundo.

Leia Também: Iémen: Coligação liderada por Riade interceta drone lançado por Huthis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas