Os primeiros pagamentos são enviados por transferência e "alguns destinatários vão começar a recebê-los no fim de semana e os outros durante a semana", indicaram a secretária do Tesouro e a administração fiscal, em comunicados de imprensa.
O número exato de beneficiários não foi especificado, mas o montante total pode ascender a 400 mil milhões de dólares.
Milhões de norte-americanos, cujos rendimentos anuais são inferiores a 75 mil dólares por pessoa ou 150 mil dólares por casal, vão receber um cheque de 1.400 dólares por adulto e por criança.
O montante é degressivo até 80 mil dólares de rendimento por pessoa e 160 mil por casal. Os que ganham mais não recebem cheque.
As famílias norte-americanas, para responderem à crie provocada pela pandemia do novo coronavirus, já tinham recebido cheques de 1.200 dólares por adulto e 500 dólares por criança, em abril de 2020, e de 600 dólares por pessoa no início de janeiro de 2021
O plano do presidente Joe Biden, que ascende a 1,9 biliões (milhão de milhões) de dólares, foi aprovado pelo Congresso na quarta-feira e promulgado na quinta-feira.
Segundo a Casa Branca, deve permitir criar mais de sete milhões de empregos este ano, tornar os cuidados de saúde mais acessíveis, financiar a campanha de vacinação e reduzir em metade a pobreza das crianças.