Ministério do Interior diz que opositor "está numa prisão em Minsk"

O opositor bielorrusso Roman Protasevich, detido no domingo após o desvio de um avião comercial para Minsk, está em prisão preventiva num estabelecimento prisional de Minsk, anunciou hoje a porta-voz do ministério do Interior.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
24/05/2021 20:19 ‧ 24/05/2021 por Lusa

Mundo

Bielorrússia

"Não se registaram queixas sobre o seu estado de saúde", acrescentou esta fonte na sua conta na rede social Telegram. Ao início da noite, a mãe do opositor tinha afirmados a diversos 'media' bielorrussos que o seu filho estava provavelmente hospitalizado devido a problemas cardíacos.

"Essas informações são falsas", reagiu o ministério, para acrescentar que o ativista se encontra na Casa de detenção n.º 1, no centro da capital.

Um avião da companhia Ryanair que fazia a ligação entre a Grécia e a Lituânia, dois países da União Europeia, foi intercetado no domingo pela aviação bielorrussa pouco antes de entrar no espaço aéreo lituano e por ordem do Presidente Alexander Lukashenko, alegando um alerta de bomba que, segundo Minsk, se revelou falso.

Roman Protasevich, 26 anos, antigo chefe de redação do influente 'media' da oposição bielorrusso Nexta e que seguia a bordo do aparelho, foi detido após a chegada do avião a Minsk. Desde novembro que era considerado um "terrorista" pelas autoridades da Bielorrússia.

Exilado na Lituânia, Protasevich é perseguido na Bielorrússia por "organização de tumultos massivos", um crime passível de 15 anos de prisão.

Os ocidentais e os críticos do regime de Alexandre Lukashenko denunciaram um desvio de avião, com alguns a referirem-se inclusive a "terrorismo de Estado".

Os países ocidentais e os membros da NATO, incluindo o Governo português, já condenaram o desvio do avião, assim como a detenção de Protasevich, e aludiram à aplicação de sanções e outras medidas contra o Governo bielorrusso.

Leia Também: Bielorrússia. Guterres apoia investigação "transparente e independente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas