Migrações. Ucrânia ajuda Lituânia a fortificar fronteira com Bielorrússia

A Ucrânia anunciou hoje ter enviado 38 toneladas de arame farpado à Lituânia, que quer fortificar a sua fronteira com a Bielorrússia, suspeita de orquestrar um fluxo de imigrantes ilegais.

Notícia

© Reuters

Lusa
12/08/2021 15:22 ‧ 12/08/2021 por Lusa

Mundo

Migrações

 

A Lituânia, país da União Europeia que ofereceu apoio e refúgio a opositores bielorrussos, começou a recusar migrantes, muitos dos quais iraquianos, depois de mais de 4.000 pessoas terem cruzado a fronteira com a Bielorrússia desde o início do ano, contra 81 em 2020.

Vilnius e a UE suspeitam que o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, encorajou deliberadamente aqueles migrantes, como represália pelas sanções europeias contra o seu regime.

"O apoio vai ajudar a fortificar a proteção da fronteira lituana contra os migrantes clandestinos", anunciou o Ministério das Situações de Emergência num comunicado. Também divulgou fotografias de um camião a ser carregado com rolos de arame farpado.

Trata-se da primeira entrega à Lituânia, estando outras previstas para setembro, no quadro de uma lei assinada a semana passada pelo Presidente ucraniano, Volodymyr Zslensky, precisou à agência France-Presse a porta-voz do ministério.

A Bielorrússia é aliada da Rússia, inimiga da Ucrânia, que ambiciona entrar na NATO e na UE, como aconteceu com a Lituânia.

Na terça-feira, o parlamento lituano deu "luz verde" à construção de uma cerca ao longo da sua fronteira com a Bielorrússia. O projeto inclui uma rede de arame e foi avaliado em 152 milhões de euros.

No entanto, a União Europeia declarou no mesmo dia que houve uma "diminuição significativa" da entrada de migrantes desde que o Iraque suspendeu os seus voos para a Bielorrússia, após pedidos da UE e da Lituânia.

Leia Também: França suspendeu deportações de migrantes afegãos "no início de julho"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas