Jornalista da BBC recebeu chamada do porta-voz dos talibã em direto

Nascida no Afeganistão, a jornalista Yalda Hakim foi a primeira jornalista a falar, no domingo, com o porta-voz dos talibã. Entrevista foi replicada internacionalmente e amplamente elogiada.

Notícia

© Reprodução BBC

Notícias ao Minuto
17/08/2021 16:04 ‧ 17/08/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Afeganistão

Uma jornalista australiana, nascida no Afeganistão, recebeu uma chamada do porta-voz dos talibã no telefone pessoal, em direto, enquanto transmitia notícias sobre a tomada de controlo do grupo extremista em Cabul, no domingo, conseguindo fazer uma entrevista de cerca de meia hora.

Yalda Hakim, pivô da BBC, estava a conduzir a emissão e a fazer uma outra entrevista quando Suhail Shaheen, porta-voz dos talibãs, ligou para o seu telefone.

A jornalista colocou o representante em alta voz e fez-lhe várias perguntas ao longo de cerca de meia hora, no dia em que o movimento radical islâmico tomou a capital afegã, após duas décadas de controlo internacional. "Temos o porta-voz dos talibãs, Shail Shaheen, ao telefone. Senhor Shaheen, consegue ouvir-me?", questiona a jornalista, conforme pode ver abaixo, num pequeno excerto da entrevista.

A jornalista foi amplamente elogiada pela calma, pelo pensamento rápido e pela frieza. "Bem, isto é jornalismo impressionante", disse o jornalista e editor Charlie Proctor, acrescentando que se tratou de "uma entrevista excelente e minuciosa, feita em direto". 

A entrevista acabou por ser replicada nos meios de comunicação de vários países, pois foi dos primeiros contactos diretos com os talibãs, no domingo. Uma jornalista do The Times apelidou-a de "incrível". "Todos os 32 minutos. A Yalda Hakim é a maior", disse, assumindo, porém, que pouco do que se ouviu será verdade.

Um realizador da estação, que estava na redação da BBC, expressou a sua estupefação nas redes sociais. "Nunca testemunhei nada como o que aconteceu no estúdio esta manhã, apontar o microfone do convidado ao próprio telefone da Yalda Hakim enquanto o porta-voz dos talibã falava com ela no meio de outra entrevista ao vivo", disse.

Durante a entrevista, o porta-voz disse que os talibãs querem assumir o poder no Afeganistão "nos próximos dias" através de uma transição "pacífica". "Queremos um governo islâmico inclusivo, o que significa que todos os afegãos estarão representados neste governo", assegurou Suhail Shaheen.

Descartando receios de que o país regressasse aos tempos do início do domínio talibã, com a aplicação rigorosa das regras islâmicas, Shaheen disse que os talibãs querem agora abrir "um novo capítulo" de tolerância.

Leia Também: Cabul. Canal afegão mantém mulheres à frente das câmaras e "faz história"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas