O porta-contentores Ever Given, que bloqueou o canal do Suez em março passo, passou pelo mesmo sítio sem causar qualquer incidente. Um momento digno de nota, até para as autoridades egípcias (ver vídeo mais abaixo), depois de seis dias de bloqueio que causaram uma grave interrupção no tráfego marítimo.
De acordo com a Autoridade do Canal do Suez (SCA, na sigla em inglês), o Ever Given estava entre um conjunto de 26 embarcações que passaram do Mediterrâneo para o Mar Vermelho, na sexta-feira. Esteve a fazer entregas na Europa e no Reino Unido [na imagem acima, no porto de Felixstowe] e agora está a caminho da Ásia.
A autoridade egípcia indicou, através do Twitter, que o Ever Given foi escoltado ao longo dos 193 quilómetros do canal por rebocadores e oficiais sénior da SCA.
بالفيديو…عبور سفينة الحاويات البنمية العملاقة #EVERGIVEN بنجاح ضمن قافلة الشمال خلال رحلة العودة بعد تفريغ حمولتها قادمة من المملكة المتحدة ومتجهة إلى الصين #SUEZCANAL pic.twitter.com/MaEeVU6FFQ
— هيئة قناة السويس Suez Canal Authority (@SuezAuthorityEG) August 20, 2021
O porta-contentores, recorde-se, levantou âncora no início de julho após 100 dias de imobilização no Egito e da assinatura do acordo de indemnização pelo proprietário japonês do navio às autoridades egípcias.
As imagens deste navio, um dos maiores do mundo, parado durante quase uma semana naquela crucial rota marítima, em março, tiveram um grande impacto nas redes sociais e meios de comunicação de todo o mundo.
Leia Também: Canal do Suez anuncia receita recorde apesar de bloqueio do Ever Given