Obama diz-se "devastado" com as notícias dos ataques em Cabul

Antigo presidente norte-americano divulgou um comunicado, esta sexta-feira, onde reage aos ataques, estendendo solidariedade para com as famílias de todas as vítimas.

Notícia

© Drew Angerer/Getty Images

Anabela Sousa Dantas
27/08/2021 15:41 ‧ 27/08/2021 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Afeganistão

"Assim como muitos de vós, a Michelle e eu ficámos devastados com as notícias do ataque terrorista nas imediações do aeroporto de Cabul, que matou e feriu tantos militares norte-americanos, assim como homens, mulheres e crianças afegãos", afirmou, esta sexta-feira, Barack Obama, reagindo ao duplo atentado que ontem causou, pelo menos, 95 mortos e 150 feridos, de acordo com o novo balanço hoje divulgado.

Entre os mortos, sublinhe-se, estão, pelo menos, 13 elementos das forças armadas dos Estados Unidos, o maior número de fatalidades no Exército num único dia em vários anos, de acordo com a imprensa norte-americana.

"Como presidente, nada foi mais doloroso que fazer o luto com os entes queridos de americanos que deram as suas vidas para servir o nosso país", continuou o antigo líder democrata, repetindo as palavras de Joe Biden, proferidas ontem, quando os apelidou de "heróis".

"Estes militares são heróis que estavam envolvidos numa missão perigosa e altruísta para salvar as vidas de outros", veiculou.

Recorde-se que Joe Biden fez ontem um discurso ao país, no rescaldo do ataque terrorista, onde prometeu "caçar" e "fazer pagar" os autores do duplo atentado: o Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISKP), uma organização militar ultraconservadora jihadista, ativa na região fronteiriça do leste do Afeganistão e norte do Paquistão.

Barack Obama estendeu condolências "às famílias que perderam entes queridos" e disse que os seus pensamentos estão "com todos aqueles que dão continuidade à missão em Cabul". "Também mantemos nos pensamentos as famílias dos afegãos que morreram", indicou.

Leia Também: Afeganistão: Sede da NATO com bandeiras dos Aliados a meia-haste

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas