O furacão Ida, considerado "extremamente perigoso", tocou terra no Luisiana, nos Estados Unidos, pouco depois do meio-dia (17h00 em Lisboa), com ventos até aos 240 quilómetros/horas.
De acordo com a CNN, os efeitos do furacão já se estão a fazer sentir, sendo que, até ao momento, pelo menos 285 mil pessoas encontram-se sem eletricidade devido às condições meteorológicas.
Todos os voos foram também cancelados no Aeroporto Internacional Louis Armstrong New Orleans.
Entretanto, já foram divulgadas imagens dos ventos e chuvas fortes que se fazem sentir-se no Luisiana. Veja na galeria acima os primeiros registos fotográficos.
Importa recordar que o furacão atingiu hoje terra perto de Fort Fourchon, a sul de Nova Orleães, 16 anos depois de o furacão Katrina ter devastado esta região do sul dos Estados Unidos, provocando mais de 1.800 mortos.
O furacão Ida atingiu a categoria 4, receando as autoridades norte-americanas que tenha um efeito devastador na costa do estado da Luisiana, o que as levou a procurar assegurar abrigos para as populações que tiverem de ser deslocadas.
A subida de categoria do Ida, numa escala que vai de 1 até 5, já tinha sido antecipada pelo Centro de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), que na sexta-feira alertou que poderia evoluir para um "furacão principal" e "extremamente perigoso", com ventos superiores a 200 quilómetros por hora (km/h), atingindo a categoria 4.
O Ida evoluiu para a categoria 4, registando ventos de cerca de 280 km/h, quando a tempestade estava concentrada a cerca de 280 quilómetros a sudeste da costa de Houma, no Luisiana.
Leia Também: Furacão Ida atinge costa do Luisiana