A passagem do furacão Ida no sul dos Estados Unidos, nomeadamente no Louisiana, revelou-se devastadora. As autoridades ainda estão nesta altura a avaliar a escala das perdas humanas – pelo menos uma pessoa morreu, mas o governador do Louisiana já referiu que o número de mortos pode aumentar “consideravelmente” – e dos danos materiais. Mais de um milhão de pessoas ficaram sem eletricidade e a cidade de Nova Orleães continua a debater-se com um apagão.
Esta segunda-feira, Joe Biden falou sobre o impacto que o furacão Ida – que entretanto perdeu a força e passou a tempestade tropical – teve e sobre as operações de busca e resgate que estão em curso.
“Aquilo que quero deixar claro a vocês todos é que vamos providenciar toda a ajuda de que vão precisar”, frisou o presidente norte-americano, segundo a CNN, durante um encontro virtual com autoridades estatais e municipais, incluindo o governador do Louisiana, John Bel Edwards.
Biden instou os residentes das áreas afetadas a permanecerem “abrigados onde estão se for seguro fazerem-no”, visto que a ameaça do Ida mantém-se (as autoridades advertiram para o risco de cheias rápidas esta segunda-feira).
O presidente dos Estados Unidos acrescentou que os esforços de busca e resgate já estão a decorrer, tendo sido “ativados” mais de cinco mil membros da Guarda Nacional dos estados do Louisiana, Mississippi, Alabama e Texas para apoiar essas operações.
“Estamos a fazer o melhor que podemos”, realçou.
Face à quantidade significativa de pessoas que ficaram sem eletricidade, Joe Biden assinalou que mais de 200 geradores foram transportados para a região e que a Federal Emergency Management Administration (FEMA) está a trabalhar para enviar mais.
O governador do Louisiana salientou que o furacão Ida gerou danos “catastróficos” e que o estado ainda está em “modo salvar vidas”.
Uma das “boas notícias” destacadas por John Bel Edwards foi o facto de que o sistema de diques do Louisiana ofereceu resistência à passagem do Ida e nenhum falhou. “Até os sistemas de diques financiados com fundos estatais e locais tiveram um desempenho extremamente bom”, ressalvou.
Leia Também: Furacão Ida. Vídeo mostra violência das águas no Louisiana