Gémeas siamesas olham-se pela primeira vez após cirurgia de separação

Foi a primeira vez que foi feita uma cirurgia do género em Israel. Veja o vídeo do momento na galeria.

NotíciaVídeo

© Soroka Medical Center

Notícias ao Minuto
05/09/2021 23:59 ‧ 05/09/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Israel

Duas gémeas siamesas, de um ano, que nasceram unidas pela parte de trás cabeça e de costas uma para outra conseguiram finalmente olhar-se pela primeira vez, após terem sido submetidas a uma rara cirurgia de separação em Israel.

O Soroka Medical Center anunciou este domingo, através de um comunicado citado na imprensa, que a operação, que foi preparada durante meses, durou mais de 12 horas e envolveu dezenas de especialistas de Israel e do exterior.

"Esta foi uma cirurgia rara e complexa que foi realizada apenas 20 vezes em todo o mundo e agora, pela primeira vez, em Israel", disse Mickey Gideon, neurocirurgião pediátrico chefe do hospital.

Ao Times of Israel, um médico envolvido no processo, Isaac Lazar,  contou como foi marcante o momento em que as meninas se olharam pela primeira vez, depois de um ano de costas uma para a outra. Um momento que encheu os pais de uma "alegria inacreditável". 

"Quando as enfermeiras trouxeram as bebés, recém-separadas,  entreolharam-se, fizeram barulhos e tocaram-se carinhosamente. Foi lindo", descreveu Lazar.

Depois da operação, as meninas foram encaminhadas para a unidade de cuidados intensivos, ventiladas e sedadas. No dia seguinte, já respiravam sozinhas e hoje (domingo) conheceram-se pela primeira vez, "o que foi simplesmente incrível".

Fique com o vídeo do momento na galeria acima. 

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas