AO MINUTO: 14 mil reações adversas; Moderna pede aprovação para 3.ª dose

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Getty

Andrea Pinto
06/09/2021 08:15 ‧ 06/09/2021 por Andrea Pinto

Mundo

Covid-19

Portugal pode, em breve, 'ver-se livre' do uso obrigatório da máscara. O facto de o alívio da medida estar por dias foi revelado, este domingo, pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, que explicou que, com 85% da população já vacinada, esta será uma medida positiva.

Contudo, não deixou de reforçar que "ainda durante este inverno, e durante mais uns tempos, é de muito bom tom irmos bem avisados e andar sempre com uma máscara".

O processo de vacinação voltou a atingir valores positivos este fim de semana com perto de 80% dos jovens a estarem já inoculados com, pelo menos, uma dose da vacina.

A vacinação dos jovens acontece numa altura em que já se preparara o regresso à escola. Hoje, tem início, na Madeira, o novo ano letivo. Uma nova fase que é encarada com positivismo e com a certeza de que os alunos e professores da ilha estão "mais fortalecidos para enfrentar a pandemia da Covid-19".

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h57 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos nesta nova ligação.

15h55 - Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 663 novos contágios de Covid-19 e 12 óbitos associados à doença, informou esta segunda-feira o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

15h40 - Regulador da UE analisa terceira dose de vacina da Pfizer após seis meses. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou hoje que irá avaliar, a pedido do consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech, uma eventual terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19, a administrar seis meses depois da segunda para "restabelecer a proteção".

15h18 - Task Force apela à vacinação de migrantes seja qual for a sua situação. Migrantes podem dirigir-se qualquer centro de vacinação, independentemente do local de residência e da sua "situação de regularização em Portugal".

14h25 - Cientista britânico afirma que Delta torna pandemia mais imprevisível. A variante delta de covid-19 tornou mais difícil prever a evolução da pandemia devido à redução gradual da imunidade providenciada pelas vacinas, afirmou hoje o cientista britânico Neil Ferguson. 
  

14h18 - Portugal desceu de sexto para 11.º país da União Europeia com maior média diária de casos de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes na última semana, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.

13h34 - "Testar é fundamental". "O teste não evita a doença Covid-19, mas protege todos. Testar é fundamental para o controlar a pandemia. Proteja-se a si e aos outros", recorda o Serviço Nacional de Saúde no Twitter.

13h10 - Torres Vedras testa em massa contactos com infetados em surto. Até ao momento, o surto de Covid-19 associado à participação em festas de diversão noturna na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, conta com 33 infetados. Contudo este número deverá aumentar nas próximas horas, visto que todos os contactos que estiveram com os casos já identificados vão ser, esta segunda-feira, testados numa ação em massa de despiste à Covid-19, no concelho.

13h07 - O número de trabalhadores em situação de 'lay-off' em Cabo Verde caiu em junho pelo quarto mês consecutivo, para 4.910, renovando mínimos desde o início da pandemia de covid-19, segundo dados oficiais.

13h05 - As autoridades angolanas já estão a emitir o certificado de vacinação para todas as pessoas que tenham as doses completas da vacina contra a covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde de Angola.

13h02 - Os Açores registaram cinco casos de covid-19 nas últimas 24 horas, três em São Miguel e dois no Pico, resultantes de 338 análises, anunciou hoje a Autoridade Regional de Saúde.

12h59 - As autoridades sanitárias de Macau anunciaram hoje a implementação de testes à covid-19 periódicos para quatro grupos de trabalhadores que no trabalho diário possam estar mais expostos à doença.

12h41 - A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.565.622 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

12h15 - A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a norma da vacinação contra a Covid-19, que passa a recomendar uma dose adicional da vacina para pessoas imunosuprimidas com mais de 16 anos. 

11h29 - Mais de 14 mil suspeitas de reações adversas às vacinas contra a covid-19 foram registadas em Portugal e houve 82 casos de morte comunicados em idosos, mas não está demonstrada a relação causa-efeito, segundo o Infarmed.

11h20 - Timor-Leste registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, e mais 80 casos de infeção com o vírus SARS-CoV-2, para o total de 17.698 casos desde o início da pandemia, segundo os últimos dados oficiais.

11h15 - A Moderna anunciou que enviou dados à Agência Europeia de Medicamentos para a aprovação de uma 3.º dose de reforço da sua vacina. Segundo a chefe executiva da farmacêutica, análises feitas à vacina provaram que "uma dose de 0,05 mg de reforço induz uma forte resposta contra a variante Delta".

10h40 - Centros de vacinação do Douro Norte reduzem horário para metade.  Os quatro centros de vacinação covid-19 do Douro Norte reduzem para metade o horário de funcionamento a partir de terça-feira e, no final do mês, os meios começarão a ser deslocados para os centros de saúde.

10h15 - A chamada proteína spike, que assiste o novo coronavírus Sars-CoV-2 a penetrar nas células humanas, provoca alterações nos vasos sanguíneos do coração, revela uma nova pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, conforme explica um artigo publicado na revista Galileu. 

10h00 - Fim do confinamento obrigatório na Nova Zelândia. A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje que grande parte do país sairá do confinamento obrigatório a partir de quarta-feira. Recorde-se que a medida foi aplicada depois de ter sido detetado um caso de Covid-19 em Auckland.

09h55 - A Turquia iniciou, esta segunda-feira, um novo ano escolar com aulas presenciais e várias medidas para prevenir a propagação do novo coronavírus, incluindo testes PCR obrigatórios para alunos e professores não vacinados.

09h10 - Existem, neste momento, pelo menos 50 surtos de Covid-19 ativos em lares de idosos em Portugal, revelou ontem a Direção-Geral da Saúde à RTP. Nesta meia centena de focos, a autoridade de saúde esclareceu também que há registo de 1.222 infetados, no total. 

08h59 - Objetivo de vacinar 17 milhões em Moçambique é "improvável". A consultora NKC African Economics considerou hoje que é improvável que Moçambique consiga atingir o objetivo de vacinar 17 milhões de pessoas até final do ano, salientando a expansão da pandemia nas províncias no norte do país.

08h45 - As ofertas de emprego recuaram entre janeiro do ano passado e maio de 2021 devido à pandemia e aos dois confinamentos para conter a propagação da Covid-19. Abril de 2020 foi o mês mais penalizado, de acordo com um estudo da Fundação José Neves. 

08h30 - Se toma este tipo de medicamentos deve usar máscara mesmo após vacinação. Segundo as mais recentes diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a agência reguladora dos Estados Unidos, as pessoas que tomam imunossupressores, mesmo depois de inoculadas, devem continuar a usar máscara sem exceção sempre que frequentam espaços públicos.

08h03 - A China anunciou hoje que foram diagnosticados 18 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, indicando que o país conseguiu efetivamente controlar surtos recentes, ocorridos em diferentes regiões.

07h25 - A Alemanha regista, esta segunda-feira, mais 4.749 casos de Covid-19 e 8 mortos, segundo os dados hoje atualizados pelo instituto Instituto Robert Koch (RKI). A incidência acumulada em sete dias e por 100 mil habitantes volta a subir, sendo agora de 84,3 (ontem estava em 83,1).

07h20 - Iraque limita peregrinação xiita a 40 mil fiéis estrangeiros. O governo iraquiano limitou a entrada no país a 40 mil fiéis estrangeiros para participar na peregrinação de Arbain na cidade santa de Kerbala, um dos eventos religiosos mais importantes do ramo xiita do Islão, devido à covid-19.

07h17 - Regresso às aulas na Madeira. Cerca de 40 mil alunos e 6.500 professores regressam a partir de hoje às escolas na Madeira para o início de um ano escolar "mais fortalecidos para enfrentar a covid-19", disse o secretário da Educação do arquipélago.

"Estamos mais fortalecidos para enfrentar a pandemia da covid-19, por termos atingido uma condição mais efetiva de controlo e prevenção da doença, a qual se ficou a dever a proatividade das autoridades regionais de Saúde que sempre perspetivaram a intervenção junto das populações estudantis de forma adequada e consequente", declarou Jorge Carvalho

07h15 - A fábrica de automóveis da Autoeuropa em Palmela retoma hoje a produção, apesar das dificuldades dos fornecedores asiáticos de semicondutores, face a medidas de confinamento devido à covid-19, disse à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores.

07h10 - Graça Freitas traçou, este domingo, três cenários para o futuro da Covid-19 em Portugal. Do bom ao pior, a diretora geral de saúde explicou que: um cenário bom é aquele em que "as coisas se comportarão como agora, com uma tendência estável e decrescente da atividade pandémica"; o segundo cenário será aquele em que se regista um maior número de casos ligeiros devido à perda da eficácia da vacina; e o último - o cenário pior - que contempla o surgimento de uma nova variante.

07h00 - Bom dia. Iniciamos um novo de registo de acompanhamento dos principais desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. Recorde os acontecimentos de ontem aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Fim de máscara? "Há exceções"; Venezuela recebe vacina

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas