O prémio Nobel da Física foi atribuído, esta terça-feira, dia 5 de outubro, a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, devido às suas "contribuições inovadoras para a nossa compreensão de sistemas físicos complexos".
Klaus Hasselmann "criou um modelo que une tempo e clima". Os seus métodos têm sido usados para provar que o aumento da temperatura na atmosfera acontece devido às emissões de dióxido de carbono, que têm mão humana.
Por sua vez, Syukuro Manabe demonstrou que o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera leva ao aumento das temperaturas na superfície da Terra. O seu trabalho lançou as bases para o desenvolvimento dos modelos climáticos atuais.
Já Giorgio Parisi foi premiado por ter descoberto "padrões ocultos em materiais complexos desordenados". As suas descobertas estão, segundo a Academia, "entre as contribuições mais importantes para a teoria dos sistemas complexos".
BREAKING NEWS:
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 5, 2021
The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the 2021 #NobelPrize in Physics to Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann and Giorgio Parisi “for groundbreaking contributions to our understanding of complex physical systems.” pic.twitter.com/At6ZeLmwa5
Leia Também: Nobel da Medicina vai para David Julius e Ardem Patapoutian