EUA apelam a regime cubano para autorizar manifestação da oposição

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, apelou hoje ao governo cubano para que "respeite os direitos dos cubanos e os autorize a manifestarem-se de forma pacífica", na segunda-feira, a favor da libertação de prisioneiros políticos.

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
14/11/2021 20:11 ‧ 14/11/2021 por Lusa

Mundo

Estados Unidos

 

Depois de as autoridades cubanas terem interditado a manifestação organizada pela oposição cubana, Washington convidou-os, em comunicado, a fazer o contrário, "aproveitando esta oportunidade histórica para escutar a voz do povo" e, a evitar "todas as formas de violência" contra os manifestantes.

Apelou ainda ao governo cubano para que deixe os manifestantes "exprimirem-se sem medo de represálias ou de violência, deixando-os trocar informações livremente pela Internet e as linhas de telecomunicações", acrescenta o comunicado oficial.

O pedido surge quatro meses depois das manifestações de 11 de julho que viram milhares de cubanos descer as ruas aos gritos, com as palavras de ordem "Liberdade!" e "Temos fome!".

Estas manifestações provocaram um morto, dezenas de feridos e a detenção de mais de 1.175 pessoas, das quais 612 continuam aprisionadas, segundo dados divulgados pela Organização Não Governamental Cubalex.

Washington condenou esta repressão e prometeu ajudar os cubanos, agindo com sanções contra os responsáveis pela polícia cubana.

No entanto, na altura, o Presidente norte-americano, Joe Biden, foi acusado de não fazer o suficiente para apoiar os opositores do regime comunista.

Leia Também: FBI investiga emails sobre falso ciberataque enviados de servidor interno

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas