O governo polaco anunciou esta segunda-feira que vai começar a construir um muro na fronteira com a Bielorrússia em dezembro, avança a AFP. A decisão foi revelada pelo ministro do Interior da Polónia, Mariusz Kaminski, que adiantou que a construção do muro deverá ser concluída no primeiro semestre de 2022.
"O empreendimento que temos de fazer é absolutamente estratégico e é um investimento prioritário para a segurança da nação e dos cidadãos", esclareceu o ministro do Interior.
Kaminski afirmou que os contratos para a construção do muro na fronteira com a Bielorrússia vão ser assinados até ao dia 15 de dezembro, e o trabalho vai começar no final desse mês.
O ministro acrescentou que a construção será realizada por várias empresas e que o muro vai ter um custo de cerca de 355 milhões de euros e vai estender-se por 180 quilómetros - cerca de metade da extensão da fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia.
Budowa zapory na granicy rozpocznie się jeszcze w tym roku. Prace będą prowadzone równolegle przez różne firmy na czterech odcinkach, 24 godziny na dobę w trybie trzyzmianowym. To główne rekomendacje po dzisiejszym posiedzeniu zespołu międzyresortowego ds. budowy zapory.
— Mariusz Kamiński (@Kaminski_M_) November 15, 2021
O parlamento polaco já tinha aprovado a construção do muro no mês passado.
Desde o verão, milhares de pessoas - na sua maioria provenientes do Médio Oriente - atravessaram ou tentaram atravessar a fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia. O governo reagiu a esse fluxo migratório destacando milhares de soldados para a fronteira e implementando o estado de emergência nessa zona.
A Lituânia, que também partilha a fronteira com a Bielorrússia, enfrentou igualmente um elevado fluxo migratório. Por esse motivo, começou este mês a construir um muro na fronteira com a Bielorrússia.
[Notícia atualizada às 17h14]
Leia Também: Berlim descarta acolhimento de migrantes retidos na fronteira polaca