Só podem entrar no país os viajantes estrangeiros com teste de covid-19 negativo e comprovativo de vacinação completa ou de recuperação da doença, acrescentou o Ministério do Interior finlandês, no final de uma reunião do executivo.
Um porta-voz da guarda fronteiriça citado pela agência noticiosa francesa France-Presse confirmou que será negada a entrada aos cidadãos estrangeiros, a menos que figurem numa lista de exceções (residentes na Finlândia, trabalhadores essenciais, diplomatas, etc.).
A covid-19 causou mais de 5,4 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da AFP, com base em dados oficiais.
A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral e, desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.
Leia Também: AO MINUTO: Agendamento para crianças de 7 anos; Açores em contingência