"Cai neve em Nova Iorque / Há sol no meu país": Não é preciso ser fã de José Cid para cantarolar estes versos ao ver as imagens da cidade que não dorme pintada de branco, na sequência da forte tempestade de neve que atinge este sábado o nordeste dos Estados Unidos.
Nova Iorque amanheceu coberta de neve depois de uma noite de tempestade e ventos fortes, com os termómetros vários graus abaixo de zero.
A cidade permanece sob um alerta de tempestade de inverno e as equipas de limpeza trabalham sem descanso para manter as estradas transitáveis.
O mau tempo já obrigou ao cancelamento de mais de 3.500 voos. Quase 90 por cento dos voos do aeroporto JFK, em Nova Iorque, foram cancelados, assim como cerca de 75% no aeroporto John F. Kennedy.
A tempestade seguiu para norte durante a tarde e, segundo os serviços meteorológicos, algumas zonas de Rhode Island e do leste de Massachusetts podem ter até sessenta centímetros de neve quando a tempestade diminuir.
De acordo com o The New York Times, mais de 115.000 habitações já ficaram sem energia em Massachusetts. Cinco estados declararam estado de emergência: Nova Iorque, Nova Jérsia, Maryland, Rhode Island e Virginia.
Leia Também: Tempestade de neve nos EUA já cancelou mais de 3.500 voos