Noruega vai introduzir pronome neutro na língua norueguesa
O debate sobre a introdução de pronomes neutros oficiais em alguns países tem dividido opiniões sobre o quanto uma língua deve mudar.
© Reuters
Mundo LGBTQ+
Enquanto o mundo continua a debater a criação de pronomes neutros para melhor utilizar com pessoas de diferentes expressões de género, nomeadamente não-binário, o Conselho Linguístico da Noruega confirmou que irá introduzir um pronome neutro no próximo ano.
O pronome neutro "hen" será então utilizado, como alternativa aos pronomes "hun" (feminino) e "han" (masculino).
Em 2019, o dicionário Merriam-Webster passou a considerar o pronome "they" (eles) como a forma singular do pronome de género neutro.
"Ao longo do tempo, vimos que o uso de 'hen' aumentou e estabilizou", disse à imprensa norueguesa o representante do conselho, Daniel Ims, citado pelo The Guardian.
Algumas línguas nunca tiveram o debate, pois sempre tiverem pronomes neutros. Mas em países anglo-saxónicos e latinos, o debate tem sido mais intenso.
A crescente polarização nos debates sociais fez da língua um campo de batalha, onde a comunidade LGBT, de um lado, pede reformas às diferentes línguas para serem adotados nomes neutros oficiais, enquanto que grupos mais conservadores preferem manter o formato original da língua.
Leia Também: Governo brasileiro veta uso de linguagem inclusiva em projetos culturais
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com