O alívio das medidas restritivas vai entrar em vigor por etapas entre hoje e 25 de fevereiro, disse o ministro da Saúde, Ernst Kuipers, numa conferência de imprensa que, pela primeira vez desde março de 2020, não contou com a presença do primeiro-ministro neerlandês Mark Rute, que se distancia da ribalta em relação à gestão da pandemia devido à entrada numa nova fase.
A única restrição que permanece até ao final do mês diz respeito aos eventos interiores com mais de 500 pessoas, que necessitam de teste negativo, estejam vacinados ou não, o que significa que jogos de futebol e eventos ao ar livre terão livre acesso.
A covid-19 provocou pelo menos 5.823.938 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.
Leia Também: Países Baixos aconselham cidadãos a deixar o país e desaconselha viagens