Putin confia nos norte-americanos? Peskov respondeu

Recorde-se que, na última semana, chefe de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou uma postura conciliatória em relação à Rússia.

Notícia

© Sefa Karacan/Anadolu via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
25/02/2025 10:26 ‧ há 2 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

O porta-voz do Kremlin afirmou, esta terça-feira, que há "um longo caminho" a percorrer entre Rússia e Estados Unidos para restabelecer a confiança entre ambos os países. 

 

Esta declaração surgiu quando Dmitry Peskov foi questionado sobre se o presidente russo, Vladimir Putin, confiava nos americanos. 

"Confiamos em nós próprios. Para dizer se confiamos nos americanos ou não, precisamos de percorrer um longo caminho", afirmou o porta-voz do Kremlin, segundo cita a agência estatal russa TASS. 

"Teremos de desenvolver medidas para restaurar e reforçar a confiança mútua. Teremos de dar vários pequenos passos em direção uns aos outros, o que ajudará a criar e a restaurar a atmosfera de confiança. Nos últimos quatro anos foram causados muitos danos e muito foi destruído. É impossível reconstruir tudo num instante. Temos muito que fazer", acrescentou. 

Recorde-se que, na última semana, chefe de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou uma postura conciliatória em relação à Rússia e crítica em relação à Ucrânia e em particular ao seu presidente, Volodymyr Zelensky.

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 - após a desagregação da antiga União Soviética - e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, e os últimos meses foram marcados por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra cidades e infraestruturas ucranianas, ao passo que as forças de Kyiv têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia, ilegalmente anexada em 2014.

Leia Também: China critica inclusão de empresas em lista negra por apoio à Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas