O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, autorizou esta segunda-feira que fossem libertados reclusos das prisões ucranianas com passado militar e experiência de combate.
Numa mensagem de vídeo lançada nas redes sociais, citada pelo Kyiv Independent, Zelensky disse que a decisão é moralmente difícil, mas "a chave é a defesa" da cidade.
Segundo o líder ucraniano, os prisioneiros serão libertados apenas se combaterem pelo país, e acrescentou que lutarão nas zonas de conflito mais perigosas.
️Zelensky: Ukraine to release prisoners with combat experience.
— The Kyiv Independent (@KyivIndependent) February 28, 2022
Zelensky said it was a difficult moral choice but that it was necessary for the country’s defense. He said the the prisoners will be fighting in the hottest spots.
“The key is defense now.”
Esta decisão surgiu poucas horas antes da Rússia e Ucrânia se reunirem esta manhã perto da fronteira com a Ucrânia para negociar um possível acordo de paz.
As forças russas ainda não conseguiram furar as defesas ucranianas em Kiev e Kharkiv, as duas maiores cidades do país, e o ritmo da invasão terá diminuído para permitir espaço para negociações.
Leia Também: Zelensky reitera pedido para adesão ucraniana à UE "sem demora"