Sobrevivente da II Guerra detida em protesto foi libertada e voltou à rua

Desta vez Elena não foi detida pela polícia controlada pelo regime de Vladimir Putin, sendo-lhe permitido que fizesse o seu protesto em paz.

NotíciaVídeo

© Twitter

Beatriz Cavaca
07/03/2022 07:53 ‧ 07/03/2022 por Beatriz Cavaca

Mundo

Ucrânia/Rússia

A sobrevivente do cerco alemão a Leningrado, Elena Osipova, de 77 anos, que na semana passada foi detida pelas autoridades russas por protestar contra a situação na Ucrânia, voltou às ruas de São Petersburgo para se manifestar contra o ataque.

Num vídeo partilhado nas redes sociais, podemos ver a idosa a empunhar de novo um cartaz na rua onde apela ao fim do conflito no país vizinho. 

Desta vez, Elena não foi detida pela polícia controlada pelo regime de Vladimir Putin, sendo-lhe permitido que fizesse o seu protesto em paz.

No entanto, notícias recentes dão conta de várias detenções por protestos na Rússia, inclusivamente, crianças e idosos em várias cidades do país.

Recorde-se que a Rússia lançou no dia 24 de fevereiro de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 2.000 civis, incluindo crianças, segundo Kyiv. A ONU deu conta de mais de  1,5 milhões deslocados para países vizinhos como a Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas  para isolar Moscovo.

Veja na galeria o vídeo de Elena Osipova novamente em protesto.

Leia Também: Detida em protesto em São Petersburgo sobrevivente do cerco a Leningrado

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas