Um jornalista suíço ficou ferido, após o carro em que seguia ser atacado a tiro por tropas russas na região de Mykolaiv, no sul da Ucrânia.
“Ferido por um comando russo”, escreveu Guillaume Briquet na legenda de uma publicação partilhada, este domingo, na sua página de Facebook. Na mesma partilha, o jornalista divulgou uma imagem sua, na qual surge ferido.
Segundo o jornal local Ukrainska Pravda, Briquet não foi atingido pelos tiros, mas ficou ferido no braço e no rosto devido aos estilhaços. O suíço acabou por ser levado para um hospital em Kirovohrad, com a ajuda da polícia ucraniana.
Além disso, o jornalista terá sido roubado pelo militares russos, que levaram três mil euros, um computador portátil com as fotografias e vídeos, além de outros equipamentos de trabalho, objetos pessoais e o seu passaporte.
O carro, cujas imagens foram divulgadas nas redes sociais, estava identificado com a palavra “imprensa”.
Journalist Guillaume Briquet was injured in his face and forearm by glass shards. Now he is in a #Ukrainian hospital.
— NEXTA (@nexta_tv) March 6, 2022
Here's how the journalist's car looks like. pic.twitter.com/z7azqsyfdA
Nascido em 1964, Briquet é um jornalista experiente e já passou por vários cenários de guerra, nomeadamente na Síria.
Recorde-se que foi na madrugada de 24 de fevereiro que a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo as autoridades de Kyiv, a invasão já provocou a morte de mais de 2.000 civis. De acordo com a ONU, os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos.
Leia Também: AO MINUTO: Kyiv rejeita corredores humanitários; Rússia contrata sírios