Segundo os dados mais recentes do Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 1,7 milhões de pessoas saíram da Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país no dia 24 de fevereiro.
Segundo organização da ONU para as crianças, a UNICEF, acredita-se que cerca de metade destes refugiados são menores de idade.
Nos dados mais recentes, a organização informa que 59,2% dos deslocados foram para a Polónia - que até ao dia de ontem tinha acolhido 1.027.603 pessoas. Segue-se a Hungria, que tinha até este domingo 10,4% dos refugiados, ou seja, cerca de 180 mil pessoas passaram a fronteira desde o início do conflito.
Os refugiados estão a ir além destes dois países, para Moldávia (República da Moldova) e Roménia, segundo a ONU, que são também países vizinhos da Ucrânia.
Recorde-se que a Rússia lançou no dia 24 de fevereiro de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 2.000 civis, incluindo crianças, segundo Kyiv.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas para isolar Moscovo.
Leia Também: Ucrânia: Associação de editores convidada especial da Federação Europeia