O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou esta quarta-feira que “derrotar” o presidente da Rússia, Vladimir Putin, deve ser “um objetivo comum” da Europa e do mundo, depois da invasão russa da Ucrânia.
“Devemos certificar-nos de que Putin será derrotado. Deve ser um objetivo comum”, afirmou em entrevista à CNN Internacional, a partir de Bruxelas. “Esta é uma questão de segurança, para o futuro da Europa e para o futuro do mundo”.
Charles Michel revelou que mantém conversas com o presidente russo e com o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, numa tentativa de os ajudar a alcançar “um cessar-fogo e possibilitar um caminho sincero para negociar”. Mas, assevera, “é extremamente difícil” porque não há “certezas de que o governo russo é sincero”.
“Não somos ingénuos - achamos que eles [russos] estão a tentar atacar militares para fortalecer a sua posição nas negociações”, acrescenta.
À estação televisiva, o responsável confirmou ainda que Zelensky foi convidado a discursar na próxima reunião do Conselho Europeu, que decorre entre os dias 24 e 25 de março. “Nós propusemos que ele discursasse”, afirmou, acrescentando que o Conselho Europeu foi a primeira assembleia a que Zelensky se dirigiu após o início da invasão.
Assinala-se esta quarta-feira o 28.º desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 953 mortos e 1.557 feridos entre a população civil até ao final do dia de segunda-feira. Há ainda mais de 3,5 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos.
Leia Também: AO MINUTO: Ofensiva "num atoleiro"; Controlo de Kyiv seria "suicídio"