EUA confirmam que norte-americanos estão a ser detidos por tropas russas
Departamento do Estado alerta que "as autoridades de segurança do governo russo na Ucrânia e na Rússia podem estar a escolher cidadãos dos EUA com base na sua nacionalidade".
© MANUEL BALCE CENETA/POOL/AFP via Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
O Departamento do Estado dos Estados Unidos da América (EUA) confirmou esta quinta-feira que tem conhecimento de casos de cidadãos norte-americanos detidos pelas tropas russas na Ucrânia.
Segundo o porta-voz Ned Price, em conferência de imprensa, “há relatos de cidadãos norte-americanos a serem escolhidos e detidos por militares russos na Ucrânia”. “Estão a ser retirados através de território ocupado russo para a Rússia ou para a Bielorrússia”, acrescentou.
“As autoridades de segurança do governo russo na Ucrânia e na Rússia podem estar a escolher cidadãos dos EUA com base na sua nacionalidade. Reiteramos que todos os cidadãos dos EUA na Rússia e na Ucrânia devem partir imediatamente”, advertiu.
O responsável afirma que na Ucrânia “houve cidadãos americanos que foram detidos e que já foram libertados”, mas já no que diz respeito à Rússia, “há alguns casos” e não é possível “avançar com um número”.
Assinala-se esta quinta-feira o 36.º dia desde o início da invasão russa. Segundo dados confirmados pela ONU, a ofensiva militar da Rússia na Ucrânia já matou pelo menos 1.232 civis e feriu 1.935. Registam-se ainda mais de 4 milhões de refugiados em países vizinhos e cerca 6,5 milhões de deslocados internos.
Leia Também: AO MINUTO: Chernobyl reconquistada; Russos atacam corredor em Chernihiv
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com