A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, testou positivo à Covid-19, um dia depois de ter estado sem máscara num evento na Casa Branca com o presidente norte-americano, Joe Biden.
Pelosi está assintomática, segundo disse o seu porta-voz Drew Hammill, esta quinta-feira, através do Twitter. Ele disse que ela havia testado negativo no início da semana.
"O presidente [da Câmara dos Representantes] está totalmente vacinada e reforçada e agradece a proteção que a vacina lhe forneceu", pode ler-se no tweet de Hammill. Pelosi, disse, "ficará em quarentena de acordo com as orientações do CDC e incentiva todos a serem vacinados, a receber a dose de reforço e a serem testados regularmente".
The Speaker will quarantine consistent with CDC guidance, and encourages everyone to get vaccinated, boosted and test regularly. (2/2)
— Drew Hammill (@Drew_Hammill) April 7, 2022
Segundo a Casa Branca, em comunicado citado pela Associated Press, Biden e Pelosi tiveram apenas "breves interações ao longo dos últimos dois dias" e o presidente não foi considerado um contato próximo – que presume um contato sem máscara prolongado a 1,80 metros por mais de 15 minutos durante um período de 24 horas.
"A noite passada, como parte de sua testagem regular, o presidente testou negativo", referiram. "Continuará a ser testado regularmente. O presidente deseja à presidente Pelosi uma rápida recuperação".
O anúncio sobre a líder democrata de 82 anos veio antes de sua aparição semanal à imprensa no Capitólio, que foi abruptamente cancelada. A Câmara está preparada para iniciar um intervalo de primavera de duas semanas. Também adiou uma viagem de delegação do Congresso planeada à Ásia que deveria liderar.
Washington DC está a experienciar uma vaga de novos casos à medida que as restrições foram suspensas e mais eventos e reuniões estão a ocorrer.
Leia Também: Nancy Pelosi pede proibição da importação de petróleo da Rússia