Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Encontrados corpos de civis com sinais de tortura em Borodianka

Atenção, informamos que as imagens registadas no local podem ferir as suscetibilidades dos leitores mais sensíveis.

Notícias ao Minuto

08:00 - 21/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Os corpos de nove civis foram encontrados na quarta-feira em Borodianka, perto de Kyiv, alguns mostrando "sinais de tortura", informou a polícia da capital ucraniana na quarta-feira à noite.

"Estas pessoas foram mortas pelos ocupantes [russos] e algumas das vítimas mostram sinais de tortura", acusou o chefe da polícia local, Andrey Nebytov, numa publicação na rede social Facebook.

Borodianka foi, segundo Kyiv, o cenário de "massacres de civis" durante o mês de março, quando as forças russas ocuparam a cidade.

Na quarta-feira, também, quatro autocarros conseguiram sair do porto ucraniano de Mariupol com civis, através da abertura de um corredor humanitário, adiantou hoje a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Verechtchuk.

A retirada de civis deverá prosseguir hoje, num momento em que a cidade parece estar prestes a ser tomada pelos russos após quase dois meses de cerco.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A Getty registou imagens no local, que pode ver na galeria, mas alertamos que estas podem ferir as suscetibilidades dos leitores mais sensíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório