"O meu mundo foi destruído por um míssil russo", diz pai que perdeu bebé

Yuriy Glodan tinha saído de casa há momentos para comprar mantimentos quando ouviu a explosão que vitimou a filha, a mulher e sogra.

Notícia

© Facebook Yuriy Glodan

Beatriz Maio
27/04/2022 12:31 ‧ 27/04/2022 por Beatriz Maio

Mundo

Rússia/Ucrânia

O pai de Kira, uma bebé de três meses que morreu vítima de um ataque russo com mísseis na cidade ucraniana de Odessa, reagiu publicamente nas redes sociais, onde partilhou a história da morte da mulher e da filha.

Yuriy Glodan conta que tinha saído de casa minutos antes da explosão que ocorreu numa zona residencial. Ao ouvir o estrondo, regressou e, na entrada do seu prédio, tentou que a polícia o deixasse entrar  no edifício em chamas. Quando chegou a casa encontrou os corpos da mulher e da mãe dela, que tinham sido atingidos por um míssil russo.

"Ficamos tão felizes quando ela nasceu", contou, recordando: "Estava na maternidade quando ela deu à luz. É muito difícil para mim acreditar que a minha filha e esposa não estão mais aqui. Todo o meu mundo foi destruído ontem por um míssil russo".

O corpo da bebé foi descoberto mais tarde quando Yuriy regressou ao apartamento. Várias pessoas reagiram às mortes de três gerações, incluindo o presidente Volodymyr Zelensky que afirmou, segundo a BBC: "Parece que matar crianças é apenas uma nova ideia nacional da Federação Russa", questionando: "A guerra começou quando este bebé tinha um mês. Conseguem imaginar, o que está a acontecer?" 

Também o Parlamento da Ucrânia reagiu ao incidente, que divulgou no Twitter acompanhado da legenda: "Na foto, uma jovem mãe encantadora e a filha de três meses. As suas vidas foram tiradas pela Rússia hoje [dia 24 de abril] quando um míssil atingiu um prédio residencial em Odessa. A Rússia é um país terrorista. Jamais perdoaremos e esqueceremos! Descansem em paz, nossos anjos."

Yuriy regressou a casa para salvar o que sobrou após a destruição, tendo resgatado álbuns de fotos, notas escritas à mão e o carrinho da bebé em pedaços.

Leia Também: Rússia diz ter destruído arsenal enviado do estrangeiro para a Ucrânia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas