Mais de 3.000 pessoas foram retiradas, esta sexta-feira, do parque temático Puy du Fou, localizado nos arredores de Toledo, na região espanhola de Castela-Mancha. Segundo os responsáveis pelo parque, citados pela AFP, a evacuação do parque decorreu na sequência de um violento incêndio nas proximidades do recinto.
"Dado o incêndio que deflagrou em terreno adjacente ao Puy du Fou, a direção do parque decidiu evacuar o local", indicou num comunicado de imprensa a direção do parque temático, especificando que "2.500 visitantes" e "700 funcionários" tiveram de abandonar o local.
Segundo o jornal ABC, o incêndio florestal terá deflagrado por volta das 13 horas (12 horas em Portugal continental). A evacuação total do Puy du Fou decorreria já por volta das 15h30 (14h30 em Lisboa).
Foram ainda retiradas do local cerca de 200 aves e outros animais, nomeadamente 55 cavalos.
Segundo as informações fornecidas pelo sistema de informação sobre incêndios florestais do Ministério Regional do Desenvolvimento Sustentável, citadas pelo El País, cerca de 90 operacionais encontram-se a combater este incêndio, acompanhados de 26 meios (aéreos e terrestres). O incêndio permanece, neste momento, ainda por controlar.
De momento, desconhece-se o número de hectares afetados pelo incêndio. Porém, as autoridades garantem que o parque temático não está, para já, sob ameaça das chamas, tal como uma zona residencial nas proximidades.
Esta notícia surge depois de o país ter registado, nos últimos dias, aquela que se configurou como a onda de calor mais severa dos últimos 20 anos registada nos meses anteriores à chegada do verão.
[Notícia atualizada às 17h19]
Leia Também: Covid-19. Espanha anuncia quarta dose da vacina para toda a população