Um terramoto de magnitude 5.9 na escala de Richter provocou centenas de mortos no Afeganistão, esta quarta-feira.
De acordo com o porta-voz do governo o sismo, que se sentiu também no Paquistão e na Índia, causou pelo menos 255 mortos. É de realçar, contudo, que este número deverá aumentar nas próximas horas, sendo esperado que várias pessoas tenham ficado presas nos escombros.
Já o balanço divulgado pela agência de notícias estatal afegã Bakhtar, dá conta de pelo menos 280 mortos e mais de 600 feridos.
Segundo o governo, a maioria das mortes ocorreu na província de Paktika.
Fotografias partilhadas nas redes sociais mostram casas destruídas e vítimas a ser levadas para helicópteros para deixarem aquela zona.
At least 255 people have been killed and 500 others injured in an earthquake in Barmala, Ziruk, Naka, and Gayan districts of Paktika province on Tuesday night.
— Saeedullah Safi (@SaeedullahSafi7) June 22, 2022
Local officials say the death toll could rise if the central government did not provide emergency help. #Afghanistan pic.twitter.com/saXv3OBVNh
No Twitter, o porta-voz do governo, Bilal Karimi, pediu "às agências de ajuda humanitária que prestem socorro imediato às vítimas do terramoto para evitar uma catástrofe".
په ډير تأسف سره، تیره شپه د پکتیکا ولایت څلورو ولسوالیو کې درنه زلزله شوې، چې له امله یې زموږ سلګونه هیوادوال شهیدان او ټپیان شوي او لسګونه کورونه ویجاړ شوي دي.
— Bilal Karimi(بلال کریمي) (@BilalKarimi21) June 22, 2022
له ټولو مرستندویه ادارو غوښتنه کوو، چې په بیړنۍ توګه سیمې ته ټیمونه ولیږي، ترڅو د فاجعې د لا پراخیدو مخه ونیول شي.
O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) indicou que o sismo, com uma magnitude de 5.9, ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros, pelas 04:30 TMG (05:30 em Lisboa), perto da fronteira com o Paquistão.
Já a agência sismológica europeia EMSC, informou que o terramoto foi sentido ao longo de 500 quilómetros por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia.
É de realçar que, em meados de janeiro, um sismo de 5.3 graus de magnitude abalou o noroeste do Afeganistão, matando pelo menos 26 pessoas, segundo dados da ONU, e destruiu 800 casas em diferentes distritos da província de Badghis.
Também em outubro de 2015, um sismo de magnitude 7.7 com epicentro no extremo nordeste do país causou mais de 100 mortos no Afeganistão e quase 300 mortos no vizinho Paquistão, onde mais de 2.000 também ficaram feridos.
[Notícia atualizada às 10h00]