Reino Unido. Há três novas candidaturas à liderança dos Conservadores

Três novos pretendentes à sucessão do primeiro-ministro britânico e provenientes das altas esferas conservadoras entraram esta noite na corrida, incluindo o ex-ministro da Saúde Sajid Javid, elevando para oito o número de pretendentes à chefia do partido e do Governo.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/07/2022 23:32 ‧ 09/07/2022 por Lusa

Mundo

Reino Unido

Para além de Javid, apresentaram-se como candidatos o novo ministro das Finanças, Nadhim Zahawi, e o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Saúde Jeremy Hunt, que enfrentou Boris Johnson em 2019 para a liderança do partido conservador.

O ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, anunciou previamente a candidatura após outros quatro deputados também se terem candidatado ao cargo.

Shapps anunciou a candidatura depois de Johnson ter apresentado, na quinta-feira, a demissão como líder do Partido Conservador e, por consequência, como chefe do Governo do Reino Unido.

Além de Shapps, já indicaram as suas pretensões ao cargo de Johnson o ex-ministro da Economia Rishi Sunak, o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros da Câmara dos Comuns, Tom Tugendhat, a procuradora-geral Suella Braverman e a ex-secretária de Estado para a Igualdade Kemi Badenoch.

Outro dos favoritos, o ministro da Defesa, Ben Wallace, descartou hoje a possibilidade de vir a disputar as eleições no partido, escrevendo na sua conta da rede social Twitter que está focado em manter a segurança do país.

Na próxima segunda-feira, o influente Comité de 1922 -- um grupo que reúne deputados conservadores sem pasta - elegerá a direção e anunciará o calendário para a escolha do novo líder do Partido Conservador.

Johnson foi forçado a demitir-se depois de mais de 50 membros do seu Governo terem renunciado em protesto contra a sua gestão política e na sequência de uma série de escândalos.

Leia Também: Ministro dos Transportes anuncia candidatura a líder conservador

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas