O dia mais quente de sempre no Reino Unido foi registado em Inglaterra, esta terça-feira, com as temperaturas a atingir 39,1ºC em Charlwood em Surrey, um condado situado no sudeste do país.
Segundo o Met Office, as temperaturas poderão subir ainda mais ao longo do dia. Porém, o recorde anterior no Reino Unido de 38,7ºC, registado no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge a 25 de julho de 2019, já foi superado.
O dia anterior mais quente de 2022 foi a 17 de fulho, com temperaturas que atingiram 38,1C em Santon Downham, em Suffolk. Esta terça-feira prevê-se que as temperaturas cheguem até aos 41ºC em toda a Grã-Bretanha, informa o jornal britânico The Guardian.
️ A temperature of 39.1°C has provisionally been recorded at Charlwood, Surrey
— Met Office (@metoffice) July 19, 2022
If confirmed this will be the highest temperature ever recorded in the UK️
Temperatures are likely to rise further through today #heatwave #heatwave2022 pic.twitter.com/aC2YPg3Q2G
Este fenómeno deve-se, de acordo com os especialistas, às alterações climáticas: "Quando se trata do calor do verão, a mudança climática é um completo perigo e já transformou o que em tempos se chamaria calor excecional em condições de verão muito frequentes", comentou Friederike Otto, membro do Imperial College de Londres.
Com a onda de calor extremo, o governo britânico aconselhou os residentes a permanecer em casa e prestarem cuidados excecionais a pessoas vulneráveis.
A última noite no Reino Unido foi a mais quente de sempre para milhões de pessoas, registando-se, esta semana, um clima quente e seco idêntico ao que a Europa continental teve na semana passada que provocou incêndios em todos os países.
Leia Também: País de Gales regista dia mais quente de sempre com 35,3ºC