O ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solskyi, assumiu, esta sexta-feira, que a Ucrânia prevê exportar entre 3 a 5 milhões de toneladas de cereais por mês se o acordo atual se mantiver.
Segundo o ministro, citado pela CNN, será "possível" descarregar o armazenamento de grãos da Ucrânia se os portos do Mar Negro funcionarem a pelo menos metade da capacidade.
"Seremos capazes de colher 65-67 milhões de toneladas. Teremos que exportar cerca de 50 milhões de toneladas em grãos ou em produtos processados, como farelo e óleo", indicou Solskyi acrescentando que têm "cerca de 18-19 milhões de toneladas restantes da última época [2021-22]".
Refira-se que a Ucrânia precisa de exportar cerca de 70 milhões de toneladas de produtos até à colheita do próximo ano, portanto, "cerca de cinco toneladas por mês".
"O número é grande, mas é comum para negócios ucranianos. No mês passado, sem portos marítimos, aumentamos as exportações para 3 milhões de toneladas por mês, concluiu.
O primeiro carregamento de cereais exportados pela Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de março, partiu na segunda-feira do porto de Odessa.
Leia Também: Três novos carregamentos de cereais partem hoje dos portos da Ucrânia