Segundo a mais recente conferência de imprensa da vice-primeira-ministra ucraniana Iryna Vereshchuk, esta quinta-feira, Kyiv pretende evacuar dois terços dos moradores das áreas que controla na região leste do campo de batalha de Donetsk, antes do inverno.
As razões desta decisão estão relacionadas em parte com preocupação de que as pessoas não se consigam manter aquecidas nessa altura do ano, tendo em conta a infraestrutura danificada pelo conflito.
Assim sendo, o governo planeia evacuar cerca de 220 mil pessoas em 350 mil habitantes, nas quais se incluem 52 mil crianças.
Recorde-se que no final do mês passado, a Ucrânia anunciou a evacuação obrigatória da região de Donetsk, para salvar vidas de civis. Facto é que embora as autoridades descrevam a evacuação como "obrigatória", os moradores podem optar por não preencher o formulário de evacuação declarando a sua intenção de ficar.
Desde o dia um de agosto, 3.904 pessoas foram retiradas, referiu Vereshchuk, citada pela agência Reuters, sendo que a evacuação pode ter que se expandir para outras áreas atingidas pela guerra, como as regiões de Kherson, Kharkiv ou Zaporizhzhia (Zaporíjia).
Leia Também: Secretário-geral da ONU "seriamente preocupado" com central de Zaporíjia