O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente da Polónia, Andrzej Duda, foram hoje homenageados no dia do 31.º aniversário da independência da Ucrânia e no dia em que se assinala o sexto mês da invasão russa.
Em visita ao país, esta quarta-feira, ambos os líderes foram homenageados na recém criada 'Alley of Bravery' (Avenida da Coragem, em tradução livre) onde vão estar presentes os nomes dos "amigos internacionais" ucranianos, segundo o meio Ukrinform.
O presidente polaco foi o primeiro nome que ficou imortalizado na avenida, numa placa que foi inaugurada por ambos os líderes.
"Hoje quero abrir a 'Alley of Bravery' na presença do Presidente Andrzej Duda. O nome do Presidente da Polónia Andrzej Duda estará sempre nesta avenida. É um símbolo de coragem, um símbolo de amizade, um símbolo de apoio à Ucrânia quando for realmente necessário", disse Zelensky na cerimónia.
Mais tarde, foi a vez de Boris Johnson, que está de saída do governo do seu país, também receber esta distinção depois de ser condecorado com a Ordem da Liberdade ucraniana.
"Hoje, no dia da nossa independência, que celebramos apesar de tudo, tenho a honra de presentear o Boris com a Ordem da Liberdade em nome de todos os ucranianos. Este prémio reflete tudo o que Boris fez e está a fazer pelo nosso país e toda a Europa", disse Zelensky a Johnson, esta quarta-feira.
Na galeria pode ver este momento simbólico que foi partilhado entre o presidente Zelensky e os dois líderes internacionais.
Leia Também: O que sentem os ucranianos quando pensam no seu país?