A cidade de Gibraltar, um território ultramarino britânico, é agora uma cidade, 180 anos depois de esse estatuto lhe ter sido concedido pela Rainha Vitória, em 1842.
De acordo com o jornal The Guardian, a localidade passou a ser considerada uma cidade em conjunto com outros locais durante o Jubileu de Platina da Rainha de Inglaterra, em 2022. No entanto, em estudos feitos mais recentemente, nos arquivos do Reino Unido, investigadores descobriram que Gibraltar já devia ser uma cidade desde 1842.
A nova cidade da Península Ibérica é um território ultramarino britânico desde 1713, quando foi cedido por Espanha ao Reino Unido num tratado de paz assinado depois da Guerra da Sucessão Espanhola.
No ano passado, 39 localidades no Reino Unido e em territórios ultramarinos tentaram obter, em concurso, o estatuto de cidade, e apenas oito deles conseguiram.
As novas cidades são Bangor, Colchester, Doncaster, Dunfermline, Milton Keynes e Wrexham bem como, Douglas, na Ilha de Man, e Stanley, nas Ilhas Falkand.
Surge assim uma nova cidade a sul da Península Ibérica, ainda que com 180 anos de atraso. Algo que o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, descreve como um "enorme elogio" que celebra a "rica história e dinamismo" da localidade.
Leia Também: CE disposta a prolongar negociações com o Reino Unido sobre Gibraltar