A equipa da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), que vai visitar a central nuclear ucraniana de Zaporíjia (Zaporizhzhya), partiu esta quarta-feira de Kyiv em direção à central.
Segundo a Reuters, que cita uma testemunha, a equipa deixou a capital ucraniana num comboio de veículos. A missão é liderada pelo chefe da AIEA, Rafael Grossi.
"Estamos finalmente a mover-nos após seis meses de esforços árduos", disse Grossi à imprensa, antes de a equipa, que pretende passar "alguns dias" na central, partir.
"Temos uma tarefa muito importante a realizar - avaliar as situações reais, ajudar a estabilizar a situação o máximo que pudermos", acrescentou.
Não foi revelado quando a equipa irá chegar à central.
"Vamos para uma zona de guerra, vamos para um território ocupado e isso requer garantias explícitas, não apenas da Federação russa, mas também da Ucrânia", disse Grossi, que espera que a AIEA possa estabelecer uma missão permanente na central.
Recorde-se que Zaporíjia, a maior central atómica da Europa e que está atualmente sob controlo russo, tem sido alvo de vários bombardeamentos nos últimos dias, num momento em que Kyiv e Moscovo trocam acusações sobre a natureza dos recentes incidentes.
Veja as imagens na fotogaleria.
Leia Também: Zaporíjia. "O risco de um desastre devido a ações russas não diminui"